CAPOEIRA

 Amo minhas origens,comidas,danças.cultura,se vc curti tbm me add.

 

A Capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginásticos-acrobáticos. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra Capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a Capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
MÚSICA
A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a Roda de Capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras pod,em falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na Roda de Capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das cançõesfrequentemente de acordo com o ritmo do Berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoira, e não só no ritmo mas também o conteúdo. O Toque Cavalaria era usado para avisar os integrantes da roda que a polícia estava chegando. Por sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.
Os instrumentos são tocados numa linha chamada Bateria. O principal instrumento é o Berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O Berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e Viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: Pandeiro, Atabaque, Caxixi e com menos frequência o Ganzá e o Agogô.
A DANÇA NA CAPOEIRA
O Batuque, Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda são danças (manifestações culturais) fortemente ligadas à capoeira.
RODA DE CAPOEIRA
A Roda de Capoeira é um círculo de pessoas em que é jogada a capoeira. Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do Berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente) ou quando algum capoeirista da roda entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.
A Roda de Capoeira é um Microcosmo que reflete o Macrocosmo da vida e o mundo que nos cerca. Vários elementos permeiam nossas relações com o mundo e no Jogo de Capoeira estes elementos aparecem de maneira intensa. Respeito, malícia, maldade, responsabilidade, provocação, disputa, liberdade, brincadeira, e poder, entre outros, estão presentes em maior ou menor intensidade durante um jogo, e não há um jogo igual ao outro, mesmo com um mesmo oponente.
Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, porém contusões devido a combates mais agressivos não são raras. Entretanto, de maneira geral o capoeirista prefere mostra a sua superioridade “marcando” o golpe no oponente sem no entanto completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido.
O tamanho da roda pode variar de um diâmetro de três metros até diâmetros superiores a dez metros, ao mesmo tempo que pode ter meia dúzia de capoeiristas até mais de uma centena deles.
O jogo normalmente se inicia ao pé dos Berimbaus. A Roda de Capoeira pode se realizar em praticamente qualquer lugar, em ambientes fechados ou abertos, sobre o cimento, a terra, a areia, o asfalto, na rua, numa praça, num descampado ou em uma academia.